segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A paz desejada: a criação da Sociedade Das Nações

Sociedade das Nações (SDN), também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes, nos subúrbios de Paris, onde as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para negociar um acordo de paz.
Um dos pontos do Tratado de Versalhes referiu-se à criação de uma organização internacional, cujo papel seria o de assegurar a paz. Em 28 de Junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes que, na sua I Parte, estabelecia a Sociedade das Nações, cuja Carta foi nessa data assinada por 44 Estados. O Conselho da Sociedade das Nações reuniu pela primeira vez em Paris, a 16 de Janeiro de 1920, seis dias depois da entrada em vigor do Tratado de Versalhes. A sede da organização passou, em Novembro de 1920, para a cidade de Genebra, na Suíça.
Em Setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazi da Alemanha, desencadeou a Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações, tendo fracassado em manter a paz no mundo, foi dissolvida. Estava extinta por volta de 1942. Porém, em 18 de Abril de 1946, o organismo passou as responsabilidades à recém-criada Organização das Nações Unidas, a ONU.


Os países que assinaram este pacto comprometeram-se a:
- manter as relações internacionais abertas e francas;
- reduzir os armamentos;- respeitar o direito internacional e os tratados;
- submeter à análise da Sociedade das Nações as questões que poderiam originar conflitos;
- boicotar economicamente o país que desencadeasse uma guerra.

Concluindo, o principal papel da SDN foi recuperar a confiança dos europeus na possibilidade de uma Europa próspera e pacífica.

No entanto, haviam alguns obstáculos a uma paz segura:
- os países derrotados foram excluídos dos tratados de paz e da SDN;
- alguns dos vencedores estavam insatisfeitos com os tratados de paz;
- as minorias nacionais sentiam-se desrespeitadas com o novo mapa político da Europa, conduzindo a ocupações territoriais;
- os EUA não integravam a SDN e não aprovaram o Tratado de Versalhes;
- os países vencedores, em vez de procurarem soluções para a crise económica da Europa, privilegiaram a questão das reparações da guerra, obrigando os países derrotados a pagar indemnizações aos países vencedores.

Devido a todos estes factores, a SDN mostrou-se incapaz de mediar os conflitos, comprometendo a sua existência.




Palácio Wilson, em Genebra, primeira sede da Sociedade das Nações.

Natacha Pires

Sem comentários: